sexta-feira, 11 de maio de 2012

Recursos necessários ao projeto Cordel


RECURSOS
Recursos humanos como educadoras, educando e demais comunidade escolar onde o projeto for desenvolvido. Com  relação aos materiais a serem utilizados será aceito o que puder ser oferecido pela Instituição interessada.
Quanto aos recursos financeiros serão necessários subsídios para transporte e auxilio de custo para  viabilizar a permanência e a continuidade da  atua-ação educativa, bem como valorizar o trabalho desenvolvido.













VIABILIDADE
Com a estrutura que a Secretária de Educação já possui é possível desenvolver este projeto,pois o cordel é leitura prazerosa  ao alcance de todos.


CRONOGRAMA
·         Visita a unidade educacional para  apresentação de carta de aceite, identificação da regente e observação  da turma.
·         Participação da coordenação na unidade escolar para identificar o assunto abordado pela Regente e a partir daí elaborar as ações  seguintes.
·         Após elaboração do plano de aula quinzenal, apresentá-lo a coordenação da unidade para aprovação.
·         Aplicação do projeto com duração de 1 semestre  como projeto piloto.
·         Culminância e apresentação de obras dos alunos.






















RESULTADOS ESPERADOS

Fomentar a aprendizagem nos alunos  de modo que o educando seja capaz de refletir sobre o poder de significar o texto, reconstruir  idéias e  comparar os  resultados com aquilo que sabia antes da leitura, de modo a concretizar a significação conforme a experiência de vida que possui, em  um exercício reflexivo e transformador, usando o  cordel  como autoridade para letrar na palavra  seus sentimentos, vivências e experiências vivenciadas.



AVALIAÇÃO
Será constante e permanente com o preenchimento de relatório.
No final do ano, a avaliação contemplará indicadores para o planejamento do ano seguinte e um repensar  das ações para viabilizar permanência ou não.
Assim, estaremos ampliando o repertório de conhecimento dos alunos, atendendo  a LDB,  e cumprindo a missão de ampliar  a nossa base de conhecimentos na busca de valorizar ou outro e seus falares.













O Referencial teorico foi um problema, pois não sabia como fazer em 2009. No ano de 2011 tive algumas disciplinas na Universidade Estadual de Santa Cruz que facilitarão e deram possibilidade de concluir o Projeto.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Resolução CNE/CP 01 de 16 de maio de  2006, 2006
CAPELLO, Cláudia; LOBÃO, Flávia Lopes; COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa. Pedagogia: Língua Portuguesa na Educação 1. EAD, módulo 2 e 3, volume 2 – [Ilhéus, BA]: CEDERJ. 2011
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1, São Paulo: Paz e Terra, 2002.
COUTO, Maria Elizabete Souza. MEIRELES, Andréa Maria Brandão. Seminário Integrador IV: educação, currículo e avaliação: Pedagogia. Modulo 4, volume 1.  Ilhéus:  Editora EAD/UAB/UESC. 2011.41p.
DINIZ-PEREIRA, J. E.;  ZEICHNER, K. M. (ORG.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Horizonte: Autêntica, 2000
GONÇALVES, Lúcia Alba; LARCHERT, Matins Jeanes. Avaliação da aprendizagem: Pedagogia; módulo 4 , Volume 6 – EAD – Ilhéus /BA, 2011.
GROOS, C. O brincar como fator psicológico. Lisboa: Editora Argo, 3a edição, 1940.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCEDO, Roberto Sidnei. Pedagogia: Curriculo: Educação, Curriculo e Avaliação. EAD, módulo 4, volume 2 – [Ilhéus, BA]: EDITUS. 2011
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difel Difusão Editorial S.A, 3a edição, 1979

SILVA, Daniele Nunes Henrique. Educação, ludicidade e corporeidade: pedagogia. Ilhéus - BA : Editus, 2011, m.4, v.6.
SITES:
< http://www.enciclopedianordeste.com.br/biografia-joaofirmino.php  >Acesso em  20 de novembro de 2010: Disponível desde 30 de setembro de 2007 ás 21:44min.
http://www.enciclopedianordeste.com.br/biografia-patativa.php>   Acesso em  07 de julho de 2009: Disponível desde 28 de abril de 2007 ás 21:03min.
http://www.enciclopedianordeste.com.br/0222.chicopedrosa.php > Acesso em  07 de julho de 2009: Disponível desde 28 de abril de 2007 ás 21:03min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário