RECURSOS
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Recursos humanos como educadoras, educando e demais comunidade escolar onde o projeto for desenvolvido. Com relação aos materiais a serem utilizados será aceito o que puder ser oferecido pela Instituição interessada.
Quanto aos recursos financeiros serão necessários subsídios para transporte e auxilio de custo para viabilizar a permanência e a continuidade da atua-ação educativa, bem como valorizar o trabalho desenvolvido.
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VIABILIDADE
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Com a estrutura que a Secretária de Educação já possui é possível desenvolver este projeto,pois o cordel é leitura prazerosa ao alcance de todos.
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CRONOGRAMA
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· Visita a unidade educacional para apresentação de carta de aceite, identificação da regente e observação da turma.
· Participação da coordenação na unidade escolar para identificar o assunto abordado pela Regente e a partir daí elaborar as ações seguintes.
· Após elaboração do plano de aula quinzenal, apresentá-lo a coordenação da unidade para aprovação.
· Aplicação do projeto com duração de 1 semestre como projeto piloto.
· Culminância e apresentação de obras dos alunos.
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RESULTADOS ESPERADOS
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Fomentar a aprendizagem nos alunos de modo que o educando seja capaz de refletir sobre o poder de significar o texto, reconstruir idéias e comparar os resultados com aquilo que sabia antes da leitura, de modo a concretizar a significação conforme a experiência de vida que possui, em um exercício reflexivo e transformador, usando o cordel como autoridade para letrar na palavra seus sentimentos, vivências e experiências vivenciadas.
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AVALIAÇÃO
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Será constante e permanente com o preenchimento de relatório.
No final do ano, a avaliação contemplará indicadores para o planejamento do ano seguinte e um repensar das ações para viabilizar permanência ou não.
Assim, estaremos ampliando o repertório de conhecimento dos alunos, atendendo a LDB, e cumprindo a missão de ampliar a nossa base de conhecimentos na busca de valorizar ou outro e seus falares.
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O Referencial teorico foi um problema, pois não sabia como fazer em 2009. No ano de 2011 tive algumas disciplinas na Universidade Estadual de Santa Cruz que facilitarão e deram possibilidade de concluir o Projeto.
REFERÊNCIAS
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BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Resolução CNE/CP 01 de 16 de maio de 2006, 2006
CAPELLO, Cláudia; LOBÃO, Flávia Lopes; COELHO, Ligia Martha Coimbra da Costa. Pedagogia: Língua Portuguesa na Educação 1. EAD, módulo 2 e 3, volume 2 – [Ilhéus, BA]: CEDERJ. 2011
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1, São Paulo: Paz e Terra, 2002.
COUTO, Maria Elizabete Souza. MEIRELES, Andréa Maria Brandão. Seminário Integrador IV: educação, currículo e avaliação: Pedagogia. Modulo 4, volume 1. Ilhéus: Editora EAD/UAB/UESC. 2011.41p.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (ORG.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Horizonte: Autêntica, 2000
GONÇALVES, Lúcia Alba; LARCHERT, Matins Jeanes. Avaliação da aprendizagem: Pedagogia; módulo 4 , Volume 6 – EAD – Ilhéus /BA, 2011.
GROOS, C. O brincar como fator psicológico. Lisboa: Editora Argo, 3a edição, 1940.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCEDO, Roberto Sidnei. Pedagogia: Curriculo: Educação, Curriculo e Avaliação. EAD, módulo 4, volume 2 – [Ilhéus, BA]: EDITUS. 2011
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difel Difusão Editorial S.A, 3a edição, 1979
SILVA, Daniele Nunes Henrique. Educação, ludicidade e corporeidade: pedagogia. Ilhéus - BA : Editus, 2011, m.4, v.6.
SITES:
< http://www.enciclopedianordeste.com.br/biografia-joaofirmino.php >Acesso em 20 de novembro de 2010: Disponível desde 30 de setembro de 2007 ás 21:44min.
http://www.enciclopedianordeste.com.br/biografia-patativa.php> Acesso em 07 de julho de 2009: Disponível desde 28 de abril de 2007 ás 21:03min.
http://www.enciclopedianordeste.com.br/0222.chicopedrosa.php > Acesso em 07 de julho de 2009: Disponível desde 28 de abril de 2007 ás 21:03min.
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