sexta-feira, 11 de maio de 2012

justificativa do projeto cordel


JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se pela necessidade de oferecer aos alunos atividades interdisciplinar que promovam a integração e o desenvolvimento integral do educando  assim segundo a LDB Art. 1º diz que  a  ‘’educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim: b) o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem; d) o desenvolvimento integral da personalidade humana ... f) a preservação e expansão do patrimônio cultural’’; Com base nisso o Cordel se justifaca como uma maneira de preservar, valorizar e manter viva a memória cultural de uma sociedade intensa e em constante mudança. Assim para reforçar esta  expressão no  TÍTULO III  ’Art. 4º vai afirmar que ‘’é  assegurado a todos, na forma da lei, o direito de transmitir seus conhecimentos’’.
O  A principal responsável pelo letramento é a escola,  porém esta não esta cumprindo seu papel em plenitude de ‘’ ensinar tudo a todos’’ por diversas questões sociais, culturais, didáticas e pedagógicas.  Creio que nossos alunos aprendem a ler de modo diferente, textos diferentes dos apresentados nos livros  didáticos e para- didáticos  fabricados para outras realidades.
A leitura é interiorização, porque o ato de ler desencadeia um intenso processo psíquico, em que raciocínio, memória e emoção trabalham em conjunto para gerar a significação do texto.
É  possível trabalhar a palavra como matéria prima da escrita a partir de atividades lúdicas envolvendo a Literatura de Cordel  genuinamente nordestino ,que traz em seu conteúdo musicalidade, coporeidadade, ludicidade, conhecimento subjetivo, diversidade e visão crítico- social. Tornando a leitura e a escrita uma dicotomia real que pode ser utilizada pelo docente como veículo de aprendizagem.
O Cordel tem a oralidade na sua base que permite o entrelace autor/leitor, o que facilita a compreensão e a decodificação do código escrito. Traz em si todo um cabedal de conhecimento social, cultural, único e próprio que permite ao autor expressar seu poder literário.
Pontuo ainda o poder transversal, interdisciplinar e transdisciplinar, que fomenta e instiga o descobrimento da história ou estória, bem  como a simples descrição de fatos rotineiros, cotidianos, o que torna  a Literatura de Cordel um veiculo popular e útil a sociedade vivente.
O Cordel  mantém na  linguagem oral o  caráter lógico ao acionar   o raciocínio, e por seu caráter simbólico, necessita de nossa memória para ser significada, ativando também nossas emoções.
Atribuímos a reflexão o poder de significar o texto, reconstruir  idéias e  comparar os  resultados com aquilo que sabíamos antes da leitura, visto que cada indivíduo concretizará a significação conforme a experiência de vida que possui. O resultado da comparação pode conduzir a um exercício reflexivo transformador, o que dá ao Cordel a autoridade para letrar através da palavra.
Se escola consegue formar um leitor crítico, ela contribui para que ele tenha acesso a um patrimônio cultural que lhe pertence por direito. Nas relações entre leitor e mundo da leitura, pode se originar um processo de emancipação do sujeito, o qual se transforma e, conseqüentemente, transforma sua realidade.
No Cordel as palavras ganham sentidos novos, muitas vezes, inesperados, provocando uma atenção maior do leitor que precisa encontrar um caminho de significação ainda não explorado. Além de se deparar com a utilização da linguagem verbal diferente do uso cotidiano, o leitor também se depara com a ficção, uma espécie de simulação da realidade, no sentido de que o texto constrói um mundo semelhante ao mundo real, sendo, no entanto, fruto da imaginação do escritor.



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