Este projeto foi desenvolvido com base na inquietação que este questionamento nos causou : - ‘’o que podemos fazer com os restos de papéis que sobram na creche da Creche e que vam para o lixo? ’’
Apresentação
Este projeto foi pelas desenvolvido com base na inquietação que este questionamento nos causou : - ‘’o que podemos fazer com os restos de papéis que sobram na Creche? ’’ Foi produzido com o objetivo de dar uma utilidade as sobras de papéis diversos que vão para o lixo na Creche, buscando vender estas sobras e reverter o dinheiro da venda em prol da Instituição que em reuniões quinzenais decidirá o que será feito com o montante arrecadado.
Destina-se a comunidade docente da Creche, incluindo todos os usuários e funcionários da instituição.
Assim sendo enfatiza a quantidade de lixo produzida na Instituição comparando com o que produzido no Município. Esperamos que este trabalho seja um instrumento de apoio ao meio ambiente e que esta pequena ação possa ser adotada por outras entidades particulares e pedagógicas para tornar o mundo no qual vivemos em um lugar melhor.
Sugestões serão bem-vindas e apoio também.
Objetivo geral
· Identificar as sobras que podem ser recicladas
· Conscientizar a comunidade escolar sobre o uso sustentável do lixo.
· Dar uma finalidade especifica as sobras de papeis e plásticos diversos na Creche.
Objetivos específicos
· Solicitar junto a secretária responsável vasilhames de coleta seletiva;
· Distribuir folheto explicativo sobre os dias de coleta no bairro.
· Promover palestras com pessoas da comunidade que utilizam matérias recicláveis para fazer objetos como vassouras, bolsas, esteira.
· Requerer junto a Secretária de Infra estrutura mudas para tornar a creche um ambiente agradável.
· Criar um jardim sustentável em pneus;
· Coletar semanalmente as sobras de papeis diversos que iriam para o lixo, encaminhar para a reciclagem e prestar conta durante as coordenações.
· Levar a comunidade a conhecer que o lixo pode aumentar a renda familiar e melhorar o lugar onde vivemos.
· Estabelecimento na Creche do dia de proteção ao meio ambiente;
O lixo produzido nas pequenas cidades
O lixo além de ser um problema ambiental no Brasil também pode ser considerado um problema econômico pois um simples ato de jogar um papel na rua acarreta a contratação de milhares de garis, produção de milhões de quilos de lixo e riscos a saúde humana.
O lixo urbano parece ser um problema sem solução. Todas as formas de tratamento atuais geram algum outro problema. Os aterros apesar das vantagens apresentadas são caros. A melhor forma de auxiliar com o lixo é a diminuição do mesmo.
Nas escolas públicas municipais são produzidos diariamente uma grande quantidade de lixo como sobras de papeis variados, caixas de papelão, e sacos plásticos. Pesquisas por amostragem nos conduzirão a ideia de 20% dos recursos destinados ao material pedagógico vai parar no lixo. E o que fazer com todo esse lixo?
Pesquisas mostraram que cada munícipe produz 1k de lixo por dia e esse montante equivale a mais de 34.000 ks semanais que vais gerar um valor significativo para os cofres públicos.
O lixo da Creche pode gerar recursos para a própria Creche.
Notamos que em ambientes públicos educativos é desperdiçado muito papel, estando este entre os maiores gastos do orçamento educativo. Sejam estes os papéis que vão ao lixo sobras de cartazes, restos de papel metro ou recortes, rascunhos, erros de digitação ou impressão, tarefas velhas, sobras de avisos, etc.. Identificamos que estas sobras representam uma quantidade muito grande de dinheiro publico sendo desperdiçado.
Sabemos que o papel se deteriora com relativa rapidez na natureza, porém o que nos preocupa é a fabricação do papel, com um consumo de muitas árvores, o gasto indiscriminado da água, o desmatamento e o desperdício de papel pelas pessoas.
Assim, sendo o papel 100% reciclável, notamos que basta conscientização e vontade de remeter as sobras a para reciclagem.
Como uma ação tão pequena pode auxiliar o planeta?
50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto.
Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.
A reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.
A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são poupados.
A reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extração de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc
O lixo no pedagógico
Mas as atividades lúdicas têm um papel ainda mais importante na vida dos pequenos, elas incentivam as crianças a desenvolver criatividade, aprendizado, equilíbrio e coordenação. “É por meio dessas brincadeiras que a criança desenvolve a fantasia e cria uma identidade própria.
Como as brincadeiras usam a linguagem das crianças, elas prestam mais atenção aprendem de uma maneira divertida, sem perceber. O mundo da fantasia estimula os pequenos a pensar sobre o que acontece a sua volta e acaba causando um aprendizado passivo. “O brinquedo ajuda a criança a resolver questões mal resolvidas, pois ela coloca esses problemas na brincadeira, como, por exemplo, uma menina que brinca de boneca e bate no brinquedo. Também faz com que ela elabore situações cotidianas que ela precisa lidar.
Essas brincadeiras como pega-pega, pular corda, boneca, carrinho, são atividades lúdicas que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração das crianças
O método construtivista de ensino prega que o desenvolvimento da inteligência se dá por meio da criatividade e utiliza as brincadeiras para incentivar essa fantasia é com base neste método que sugerimos oficinas para na Educação Infantil, confeccionar - mos brinquedos utilizando garrafas pet ( chocalho, bonecos, bilboquê...), latas, embalagens, caixas de papelão...
Referências:
GROOS, C. O brincar como fator psicológico. Lisboa: Editora Argo, 3a edição, 1940.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCEDO, Roberto Sidnei. Pedagogia: Curriculo: Educação, Curriculo e Avaliação. EAD, módulo 4, volume 2 – [Ilhéus, BA]: EDITUS. 2011
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difel Difusão Editorial S.A, 3a edição, 1979
SILVA, Daniele Nunes Henrique. Educação, ludicidade e corporeidade: pedagogia. Ilhéus - BA : Editus, 2011, m.4, v.6.
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