terça-feira, 24 de abril de 2012

Brincadeiras com regras

O  Cachorro da vizinha.
Início do Jogo: Escolhe-se uma criança para ser o cachorro
 Uma para ser a dona do cachorro;
E uma  será vizinha.
E as demais serão as melancias
 As melancias se colocam agachadas uma ao lado da outra, e  a uma pequena distância ficará o cachorro e próximo a este, sua dona. A vizinha se aproxima e pede para a outra que a deixe apanhar alguma coisa no seu quintal.
 A dona do cachorro responde: - Vá, mas cuidado com o cachorro!
 A outra se aproxima das crianças (melancias) como se escolhesse a melhor dando "toques" e leva uma correndo. O cachorro corre atrás latindo. A brincadeira prossegue até que todas as melancias sejam levadas.
Após isso, a dona sai com o cachorro à procura das melancias.
Fim do Jogo: O jogo termina com a dona das melancias correndo atrás da vizinha tentando recuperar as melancias.

Regras:A dona das melancias deve fingir que não vê a vizinha levando as melancias e deve permitir sempre que a mesma entre no seu quintal.O cachorro late, mas não pega a vizinha, nem as melancias.

Galinha do vizinho.

Início do Jogo: Escolhe-se o objeto para ser o ovo da galinha.
 Forma-se um círculo com os participantes agachados, escolhe-se um deles, que ficará em pé e com um objeto na mão, que pode ser uma camisa, ( o "ovo"). Inicia-se o jogo quando a criança que está em pé começa a correr em volta do círculo, cantando  uma camisa e um objeto que representa o ovo:

"A galinha do vizinho
bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois ... "

Durante a música, a criança que está correndo coloca o "ovo" atrás de qualquer uma das crianças que estão agachadas e continua correndo em volta do círculo. A criança atrás da qual foi colocado o objeto tem que perceber, pegar o objeto e correr atrás da outra criança.Após dar uma volta no círculo, a criança que inicialmente estava em pé ocupa o lugar daquela em que foi colocado o ovo. Se após a volta o ovo não foi percebido pela outra criança, ao fim da volta, esta apanha com a camisa. objeto.
Regras: As crianças não podem olhar para trás e tem que ficar agachadas.
A criança tem que completar o círculo.
Ela só coloca a camisa no chão após  completar o círculo.
A criança que estava em pé tem que sentar no lugar da criança na qual estava o ovo.

Considerações Gerais: Este jogo possui tendência à agressividade, que se verifica nas "chicotadas" que a criança recebe quando não percebe o objeto colocado atrás de si. Isto leva também ao desenvolvimento da atenção nas crianças, pois elas precisam prestar o máximo de atenção naquela que está correndo ao redor do círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário